Brasil x Croácia

Acordo quinta feira sem muita pressa, para variar. Minhas malas já estavam todas prontas desde a noite anterior e já sabia bem o caminho que teria que fazer.

Pego minhas coisas e desço até o carro. Coloco tudo por lá e vou seguindo o caminho. Em pouco tempo já estava na rodovia certa a caminho de Osijek.

Tudo indo tranquilo pela estrada, pista dupla. Chega a entrada para a cidade e tem um pedágio me esperando. Quando paro para pagar, dou o dinheiro e o cobrador começa a falar comigo. Havia anos que não via um Lada. Perguntou se eu era polonês e respondi que era brasileiro. Na hora ele puxou a camisa da Croácia e disse, “três a zero hoje, amigo, me desculpe”. Fiz que sim com a cabeça e continuei esperando meu troco. Depois de quase um minuto parado no guichê do pedágio, ele me deu o troco e eu segui caminho.

Logo cheguei à casa da Nina, onde ficaria. Lá também estava Lee, um coreano que decidiu viajar a Europa de bicicleta. Ele começou sua viagem em Istanbul e terminaria em algum lugar da Espanha.

Antes de irmos ver a abertura da Copa, tomamos umas cervejas e jogamos conversa fora. Nina nos diz que vamos ver um jogo num telão na cidade e eu imaginei que seria algo tranquilo. Apesar de estar na Croácia e o jogo ser contra eles, o clima era de festa e esperança.

Pegamos um táxi/van que estava levando as pessoas até o local e em pouco tempo estávamos lá. E eu achando que seria de boa.

Ao chegar dou de cara com um palco e um telão enorme. Dois rappers, ou algo do tipo, estavam se apresentando e ao final de cada música eles entoavam um canto de torcida e todos iam ao delírio. E eu ali, meio perdido. Dei uma pescoçada pra ver até onde ia o mar de croatas e percebi que o melhor a ser feito era não falar nada sobre a minha nacionalidade.

IMG_9127

Lee, ao contrário, era a bola da vez. Virou o centro das atenções e ficou batendo fotos e mais fotos com o pessoal que queria saber de onde ele era. Com um sorriso de orelha a orelha, ele foi sendo tratado com uma celebridade.

E o jogo começou. Ligo a câmera e tento pegar a reação da torcida. Não demora muito e o grito quase estoura meus tímpanos. Obrigado, Marcelo.

O clima, que já era de festa e esperança, aumentou ainda mais. Todos pulavam descontroladamente e gritavam coisas que eu jamais vou entender. E eu ali, fingindo estar feliz com eles.

IMG_9134

Não demora muito e Neymar empata e o som ensurdecedor era da torcida brasileira nas caixas de som. Até o narrador ficou em silêncio e o barulho da torcida lá do outro lado do mundo tomou conta do ambiente. Mais uma vez fingi estar ao lado dos croatas e não esbocei nenhuma felicidade com o gol. Mas bem lá no fundo, queria era subir no palco, pegar o microfone e mandar um “chuuuuuuupa”.

O intervalo veio, a banda voltou, as dançarinas semi-nuas também e o ânimo deles foi crescendo. Cerveja, cânticos, reboladas e muito barulho. O segundo tempo começa.

IMG_9200

Jogo morno, mas qualquer lance era motivo pra celebração. Até que veio o pênalti. “O” pênalti. Nesse momento eu, que já estava com medo, tive que xingar o juiz junto com todo mundo. Não podia só ficar no silêncio. O silêncio era complacente com o erro e isso significaria que eu estava torcendo para o Brasil. Xinguei de tudo, orelhudo, safado, corno. Pelo menos isso eles não saberiam que era português.

O gol foi marcado e o ânimo baixou geral. Apesar de alguns respiros do time croata, nenhum medo real mais eles botaram e para fechar, Oscar fez o terceiro gol já nos acréscimos e eles já não estavam mais aí, só queriam beber.

IMG_9164

O jogo acabou e fomos os três até o centro. Lá fomos num bar que estava tocando música tradicional croata numa possível comemoração da vitória que não veio. Lá me senti mais a vontade para dizer que era brasileiro, depois de ter sido interpelado por umas pessoas.

Um rapaz em especial disse que sempre esteve preocupado com a desigualdade social no Brasil e engatamos uma conversa a respeito, que infelizmente não foi muito além.

O cansaço bateu e decidimos voltar. Dormi aliviado com a primeira vitória brasileira, mas como eu saberia que mais à frente tudo isso seria em vão?

3 thoughts on “Brasil x Croácia

Leave a comment